Postagem em destaque

Monitoria em destaque

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer ac libero arcu. Nullam sodales aliquam imperdiet. Etiam turpis nisl, eg...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mais tiros e confusão no presídio de Arapiraca

Quarta-feira, 30/05/2012.

Exato! Mais confusão no presidio em Arapiraca. Até quando estaremos com as atividades paralisadas? Onde estão as autoridades da educação? 
Infelizmente, alguns serviços administrativos do campus só podem ser realizados dos computadores ligados à rede interna da UFAL. Alguns funcionários estavam lá especialmente pra isso quando os seguranças do campus solicitaram a evacuação do prédio. 
A direção acadêmica, direção geral e os demais setores administrativos estão antendendo na Escola EPIAL, localizada na rua por trás do Estádio Municipal Coaracy Mata Fonseca.

Ufal Arapiraca diz: Estado e Justiça não respeitam a Ufal


A direção do campus da Ufal de Arapiraca vai aguardar que o Estado recorra da decisão judicial que impediu, nessa segunda-feira (28), que os reeducandos do presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza - que fica ao lado do prédio da universidade -, sejam transferidos para as penitenciárias de Maceió. As aulas na academia estão suspensas há quase dois meses por conta das fugas que vinham acontecendo na unidade prisional.

"Existe um impasse e todos sabem disso. A prova é que, há dois meses, a própria Corregedoria-Geral de Justiça concordou com a construção de um módulo dentro da penitenciária Baldomero Cavalcante, que, inclusive, passou por reformas e conseguiu fazer 192 novas vagas para os detentos de Arapiraca... "  (Ver a matéria completa )

Fonte: http://www.96fmarapiraca.com.br/noticias/editoria/educacao/diretor-da-ufal-arapiraca-estado-e-justica-nao-respeitam-a-ufal/9628

sábado, 26 de maio de 2012

Atenção estudantes!!! Reunião Geral no dia 29/05

Na reunião das Comissões Organizativas dos Estudantes, realizada em 24/05/2012, foi decidido adiar a passeata em Maceió, que havia sido programada para a próxima terça-feira. O adiamento foi provocado pela possibilidade de realizar um ato em frente à Câmara de Vereadores de Arapiraca. Por este motivo, os estudantes estão convocando uma ASSEMBLEIA GERAL DE ESTUDANTES, NO DIA 29/05/2012, PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, ÀS 14h, NA ANTIGA PRAÇA DA PREFEITURA.

Vamos fazer barulho no Twitter!


Na noite da última terça-feira, 22/05, começou no Twitter uma mobilização da Comunidade Acadêmica do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Quem quiser ajudar nossa causa no Twitter, basta comentar a situação por lá usando a tag #UfalSegura. Acompanhem a tag #UfalSegura no Twitter.

Fonte: http://www.carlissongaldino.com.br/post/luta-por-uma-ufalsegura

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alunos se reuniram em assembléia no dia 22/05


Na última terça-feira, 22/05, os estudantes do Campus Arapiraca se reuniram no Ginásio Municipal João Paulo II para discutir sobre a avaliação do movimento e para planejar novas ações de mobilização. É muito importante que TODOS OS ALUNOS participem do movimento.  Afinal, queremos nosso espaço para estudar!

Alunos de Arapiraca elaboram uma carta destinada aos docentes, comando de greve e a Adufal.


 Após reunião geral da categoria na última terça-feira, 22/05, estudantes elaboram uma carta destinada aos docentes, comando de greve e a Adufal. Tal carta serve também para mostrar a sociedade que nossos estudantes são ativos e dignos de nosso esforço para um ensino de qualidade e seguro na UFAL Arapiraca. Vale destacar que o desenvolvimento intelectual da região do agreste alagoano se dará com gente daqui mesmo, com pessoas que amam a região e se capacitam para fazer a diferença no futuro.

Veja a carta elaborada pelos alunos no link "mais informações" logo abaixo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Juiz em Maceió diz NÃO e presos não serão transferidos

Em entrevista para 96FM, o defensor público André Shalub informou que o preparativo para transferência chegou a acontecer (com ônibus, viaturas da Polícia e todo aparato que chegou até a cidade de Arapiraca). Mas a transferência  não aconteceu, devido a uma determinação do Juiz da vara de execuções penais de Maceió, José Braga Neto, que segundo Shalub, concordou com a Defensoria Pública  e não aceitou a transferência dos detentos para Maceió, por entender que não há estrutura para receber os detentos.
Resumindo... Lascou tudo!  Hora de mais um protesto.
Fonte da notícia: http://www.96fmarapiraca.com.br/noticias/editoria/arapiraca/exclusivo16-vara-de-execuces-penais-de-maceio-diz-no-e-presos-de-presidio-de-arapiraca-no-sero-transferidos/9459

Juiz determina a tranferência urgente dos reeducandos do presidio

Segundo o site 7segudos, "a assessoria de imprensa da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) afirmou que já recebeu a decisão do juiz, no entanto, ainda aguarda o posicionamento da 16ª Vara de Execuções Penais de Maceió, para iniciar a transferência."
Fonte: http://7segundos.com.br/noticias/editoria/justica/juiz-determina-transferencia-de-reeducandos-do-presidio-de-arapiraca/9985

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atenção ALUNOS !!!

A próxima assembleia/reunião dos estudantes, será realizada na terça-feira (22/05), às 8 horas, no Ginásio Municipal João Paulo II (na praça Ceci Cunha).

Participem!!!!  Somos fortes quando somos unidos. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

UFAL Arapiraca, dando o sangue pela educação

Hoje, dia 11/05, mais uma ação realizada por professores, técnicos e alunos marcou o compromisso do Campus Arapiraca com a comunidade. Após uma passeada pelo centro de Arapiraca, a comunidade acadêmica foi até o HEMOAR doar sangue. Esse ato de cidadania ainda foi repetido no turno da tarde. 

É a UFAL Arapiraca, dando o sangue pela educação!!  ...dessa vez, voluntariamente, sem a necessidade de nenhuma bala perdida no campus.

Técnicos, alunos e professores reafirmam em assembléia que a paralisação só termina com a desativação do presídio


Hoje, 11/05, no Ginásio Municipal de Arapiraca (Praça Ceci Cunha) a comunidade acadêmica se reuniu para deliberar novas ações sobre a paralisação. Democraticamente, professores, técnicos e alunos reafirmam que a paralisação só termina com a desativação do presídio.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reunião geral amanhã - Ação de doação de sangue

Reunião com a Comunidade Acadêmica da UFAL Arapiraca, amanhã, dia 11 de maio de 2012 (sexta-feira), às 09h, no Ginásio Municipal de Arapiraca (Praça Ceci Cunha), em Arapiraca. 

Ação durante a reunião - Doação de Sangue (mensagem do prof. Cícero Adriano). 
Boa noite Camaradas, hoje pela manhã fizemos uma reunião com a diretora do Hemoal de Arapiraca Sra. Marcia e ela aplaudiu a nossa proposta. Falou que estão com sério problema de estoque, tanto aqui quanto em Maceió, e que esse ato de doação coletiva do sangue vem em uma boa hora. O problema foi que o Hemoal de Arapiraca ainda não dispõe de uma unidade móvel em funcionamento, e a de Maceió já tem agenda para sexta (11/05).
Diante disso, ficou acertado que as pessoas que se propuserem a doar sangue irá até o Hemoal de Arapiraca, pois uma equipe vai ficar de prontidão especialmente para a gente. 
O Ato de doar sangue para salvar vidas, num momento que estamos todos correndo risco de vida. Para dar continuidade a este ato de doação de sangue, precisamos que as pessoas que se dispõem enviem seus nomes, o mais rápido possível, para o e-mail adriano.ufal@yahoo.com.br até amanhã meio dia para que o Hemoal se organize melhor para nos atender.
Durante a reunião será disponibilizado um transporte para fazer o translado dos doadores até o Hemoal.
Veja o folheto com informações para os doadores:  

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estamos também no Facebook !!


http://www.facebook.com/UfalSegura

Carta aberta à sociedade


 
UFAL ARAPIRACA: POR QUE PARAMOS?
CARTA ABERTA À SOCIEDADE

A idéia de interiorização da Universidade Federal de Alagoas permaneceu viva por algumas décadas. A UFAL deu início ao processo de interiorização em 2005, como parte da política de expansão da universidade pública brasileira, que é legítima e necessária, havendo expandido o acesso ao ensino público para a região do agreste alagoano. Entendemos que esta ação foi um grande avanço na democratização do ensino público e no desenvolvimento do estado de Alagoas. A universidade, além de possuir um papel de formador de profissionais qualificados, desenvolve projetos de pesquisas e extensão com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do local onde está inserida.
No caso específico do Campus Arapiraca, o terreno disponibilizado para a implantação de sua sede está localizado no entorno do presídio de segurança média Desembargador Luis de Oliveira Sousa. Sua aquisição resultou de acordos entre UFAL, Governo do Estado e Prefeitura de Arapiraca, chancelada pelo Ministério da Educação, sem que naquele momento fossem devidamente avaliadas as consequências desta proximidade. Após incidentes recorrentes de interferência mútua entre a instituição penitenciária e a Universidade, nos dirigimos à sociedade para apresentar nossas reflexões e considerações acerca do que vem ocorrendo quanto à segurança da universidade, o que nos leva a refletir também sobre as condições de funcionamento e segurança interna e externa do presídio. A insegurança a que está sujeita toda a comunidade do entorno do presídio expressa-se no grande quantitativo de fugas ocorridas principalmente nos últimos três anos, como pode ser observado no quadro abaixo:
ANO
Nº DE OCORRÊNCIAS
OCORRÊNCIAS
SEQUELAS NO CAMPUS ARAPIRACA
2006
1
FUGA
-
2007
1
REBELIÃO
-
2008
1
FUGA
-
2010
3
FUGAS
A sala da Direção Geral do Campus, assim como o bloco de laboratórios foram alvejados por projéteis.
2011
3
DISPAROS E FUGAS
Disparos de tiros em direção ao Campus Arapiraca, atingindo a sala de pranchetas utilizada pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, uma tentativa de fuga (escavação de túnel), duas fugas concretizadas, as quais ocorreram em um intervalo de aproximadamente 18h (dias 04/09/2011 e 05/09/2011), uma fuga em 30/10/2011.
2012
1
FUGA
Através de um túnel saíram 26 reeducandos.
1
FUGA, DISPAROS E SEQUESTRO
Disparos de tiros em direção ao Campus Arapiraca, atingindo a sala de aula 28 (Bloco C), sequestro de motorista que faz o translado de professores, fuga de 15 reeducandos, bem como disparos e tiros com pelo menos três pessoas atingidas (dois reeducandos e um cidadão que trafegava próximo ao Campus no momento da fuga)

Desde 2010, diante das sucessivas fugas, a UFAL buscou alternativas junto ao Governo do Estado e outros órgãos responsáveis para tentar solucionar o problema. As medidas propostas pautavam-se na intensificação da ronda no entorno do presídio, colocação de cerca navalhada, construção de um fosso com criação de gansos e a construção de um muro, sendo que só foi efetivada a colocação da cerca navalhada. Apesar disto houve um crescente no quantitativo de fugas que foram tornando-se cada vez mais perigosas, culminando com a fuga do dia 02 de abril de 2012 quando os reeducandos contaram com ajuda externa, resultando em uma fuga com reeducandos armados que renderam e sequestraram o motorista que faz o transporte dos professores e um morador da região baleado, o que determinou a suspensão das atividades no Campus. A convivência tornou-se insustentável, pois, muitas famílias, estudantes, professores, técnicos administrativos, terceirizados e comunidade sentiram o terror da falta de segurança na fuga. O horário da fuga foi o mesmo horário da saída do turno da manhã, deixando evidente a possibilidade de usar escudo humano. Além disto, os incidentes vêm deixando marcas na própria estrutura física da Universidade, que atualmente segue fechada e cravada de balas.
A comunidade acadêmica foi levada a solicitar uma providência efetiva por parte dos órgãos responsáveis para resolução da situação de medo, pânico e insegurança de mais de 3000 pessoas que a compõem. Diante da impossibilidade imediata de estruturação e garantia das condições de segurança no presídio, o encaminhamento dado pelos órgãos competentes foi a transferência provisória dos reeducandos e a construção de um novo presídio na região agreste.
Sentindo-nos incapazes de intervir na situação de extrema violência que o Estado tem enfrentado, solidarizamo-nos frente às péssimas condições de trabalho a que os agentes são submetidos e a precária condição de vida que os reeducandos encontram dentro dos presídios. Queremos deixar bem claro que não se trata de uma quebra de braço da universidade x presídio. Entendemos que as pessoas que estão dentro do presídio precisam ser tratadas humanamente para que possam pagar a sua pena e voltar para o convívio social com dignidade.
No entanto não podemos negligenciar a responsabilidade institucional com a segurança das pessoas que cotidianamente frequentam o Campus deixando filhos, pais e mães apreensivos com o risco permanente de perda abrupta da vida. Sendo assim, a comunidade universitária vem pedir a compreensão e apoio da sociedade à suspensão das atividades do Campus até que uma solução efetiva seja implementada – o que cremos, devido aos agravantes recentes, ser necessariamente a desativação do presídio - pois necessitamos de condições dignas de trabalho para mantermos nossas famílias. O que queremos é um ambiente de paz e tranquilidade para todos, seja na universidade, seja em qualquer outra parte do mundo, e chamamos a população para construir a luta pela diminuição da violência em Alagoas.

Arapiraca-Alagoas, 04 de maio de 2012.


Comunidade Universitária da UFAL / Campus Arapiraca

sábado, 5 de maio de 2012

Corregedor solicita transferência de presos de Arapiraca para Maceió


O corregedor-geral de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador James Magalhães, solicitou que todos os detentos do presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, sejam transferidos imediatamente para o sistema prisional de Maceió. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (4), no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Ver notícia completa em: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=312543&e=31

 Agora precisamos ver essa transferência se cumprir! 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Seminário "Universidade e Sistema Prisional: uma visão multidimensional e integradora na busca de soluções"

O seminário "Universidade e Sistema Prisional: uma visão multidimensional e integradora na busca de soluções" se realizará na sexta pela manhã, dia 04/05, na Casa da Cultura de Arapiraca. Mais informações no folder do evento.

Notícias de hoje

Eis algumas notícias veiculadas na Internet hoje:

- Estudantes da Ufal voltam a fazer protestos em Arapiraca
- Definida compra de terreno para novo presídio do Agreste
- Dirigentes da segurança pública vistoriam reforma no Baldomero Cavalcanti

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Assembléia dos Estudantes Amanhã, dia 03/05

A assembleia dos estudantes ocorrerá amanhã, às 9h na Antiga Praça da Prefeitura. É uma organização dos estudantes e de sua entidade, o DCE. Nesta reunião, os estudantes discutirão e deliberarão ações de mobilização.

Fuga no presídio completa um mês e Ufal Arapiraca continua paralisada


A Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, “comemora” nesta quarta-feira, dia 02, um mês de paralisação nas atividades devido a falta de segurança. O estopim aconteceu após mais uma fuga no presídio Desembargador Luiz de Oliveira, onde reeducandos e agentes penitenciários e policiais militares trocaram tiro dentro da unidade de ensino.
Na tarde desta quarta, às 15h30, no auditório da Escola Estadual Quintella Cavalcante, acontecerá uma reunião coordenada pela direção geral do Campus Arapiraca para discutir sobre atividades acadêmicas na universidade enquanto o presídio não é desativado ou os reeducandos não são transferidos. ( Ver matéria completa. )

Fonte: http://minutoarapiraca.com.br/noticia/2012/05/02/fuga-no-presidio-completa-um-mes-e-ufal-arapiraca-continua-paralisada