A assembleia de ontem (28/06) foi bastante participativa
e sensata. Diante da apreciação da proposta do governo de construir um novo
presídio em 7 meses, com o inicio das obras para os próximos 30 dias, e de
aumentar a segurança no presídio até o novo presídio fosse concluído através de
mais uma cerca navalhada e policiais rondando o presídio durante a realização das
aulas, a comunidade acadêmica presente avaliou que não tem como retornar as
atividades acadêmicas com o presídio ativado e que o governador tem que mostrar
medidas concretas, que apenas documentos assinados não são suficientes para restaurar
a nossa confiança em suas promessas.
As falas foram bem eloquentes e taxativas de que não
voltaríamos ao campus enquanto o presídio não fosse desativado e que as
autoridades competentes encontrem outros locais provisórios em Arapiraca para a
comunidade acadêmica desenvolver suas atividades neste intervalo de tempo.
Ficou da comunidade acadêmica se reunir nas próximas semanas para avaliar o
andamento dessas medidas.
É importante ressaltar que a luta por mais segurança
em nosso Campus ainda não acabou e que precisamos ficar atentos para garantir
que a obra de construção do novo presídio comece logo e esse pesadelo termine o
mais urgente possível.
Saudações à LUTA,
O amanhã pertence a nós trabalhadores! (Hino do MST)

Caríssimos,
ResponderExcluirGaranto a todos que se a proposta do governador for concretizada a ufal se tornará segura sim, e não tem essa de dizer que se aumentar o número de policiais aumentará as munições... quem está com esse argumento está sendo muito radical, quem já viu isso?
Imaginemos o seguinte, com o aumento do número de agentes dentro do presídio e um policiamento ostensivo fora, juntamente com as câmeras e com outra cerca farpada a segurança aumentará completamente. Entretanto algum radicalista pode dizer: pode haver outra fuga e acontecer uma tragédia maior... ISSO É OBVIO QUE NÃO,ISSO NÃO SE CHAMA FUGA, E SIM, SUICÍDIO. Não há o menor cabimento de um detento pular para fora, primeiro, os agentes dentro não vão permitir tamanha ousadia, segundo, há um grande aparato policial fora do presidio, intimidando qualquer tentativa de fuga;
A respeito da ideia de usar outros locais em Arapiraca está furada, em quais locais espalhariamos mais de 3000 alunos??? em escolas superlotadas?? praças? ginásios? Claro que não;
Vamos pensar um pouco! Suponham que os salários de professores e técnicos fossem comprometidos devido a paralização. Caríssimos, garanto que não vai restar um com vontade de ficar paralizado e lezado, ai sim vão correndo aceitar a proposta do governo.
Vamos pensar no coletivo, Ufal parada só prejudica aos alunos (maioria)!!! Pois professores e técnicos recebem seus salários normalemente,pra falar a verdade, eles não perdem é nada.
Vamos comentar sobre este tema...
Concordo plenamente com o comentário acima... Pensem que 8 meses para construção deste novo presído, irá repercutir diretamenete no futuro, quando estiverem saindo da faculdade, pois o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e esse tempo "a mais" poderá fazer uma grande diferença. Segurança tem que ter, mas sensatez também.
ExcluirConcordo tambem essa ideia de arrumar sala eh sem futuro e radical tenho certeza q se tiver uma votacao 90% ira querer a proposta oferecida pelo governo pq aquela asseembleia nao resolve nada
ExcluirCaros colegas, tomara que mas alunos concordem com esse poster pq já estou cansado de tanta demagogia daqueles que pegam o microfone só pra falar a mesma coisa do começo ao fim sem nenhuma idea descente que faça nós voltarmos há estudar e só falam em mantér essa paralização que já beira o grau da burrice de alguns, pois em nosso estado não há local onde colocar mais de 200 reeducandos não possuimos espaço físico para tantos presos e a solução do tj e do governo me parece a mais sensata. Por que no lugar de criticar a proposta pq não pedimos a garantia deque aquele documento seria cumprido, esse deveria ter cido o discurso, garantir que aquela proposta seja cumprida e não barrada pela metade sendo apenas os três primeiros intens aceitos. Uma outra coisa, qual foi o aluno que discutiu as tres propostas que foram ceita eu respondo NENHUM REPITO NENHUM, e mas se alguém me falar qual o local que vai comporta mais de 3000 alunos em arapiraca eos livros que precisamos pra estudar onde vamos encontar será que teremos que comprar livros é isso poque se esse for o caso não tenho condições de comprar livros para estudar e necessito e muito não só da biblioteca do campus como dos laboratorios. Então VAMOS SER REALISTAS E NÃO SONHADORES OU DISCUTIMOS ESSA PROPOSTA COMO ALGO CONCRETO OU DEVEMOS NOS PREPARARMOS PARA VOLTARMOS EM UM TEMPO INDETERMINADO É ISSO QUE NOS QUEREMOS PQ EU NÃO QUERO E MAIS NÃO TÔ DEFENDENDO O GOVERNO SÓ QUERO SER REALISTA E ESPERO QUE SEJAM. UM ABRAÇO.
ResponderExcluirConcordo com vc essa ideia de arrumar um luga provisorio eh irreal gostei da proposta do goveerno
ExcluirSobre a opção de "Abandonar o Movimento de Paralisação e aceitar a proposta do governo" nos comentários acima... É importante frisar que as diferentes ideias e propostas devem ser pronunciadas e votadas nas reuniões do movimento. Permanecer em silêncio lá e fazer um comentário contrário aqui não resolve o problema. Ficar em casa também não resolve o problema.
ResponderExcluirGostaria de ouvir as opiniões desse grupo lá na reunião geral... Isso é uma provocação para que vocês argumentem! Falem! Tenham atitude! Essa experiência faz parte do aprendizado de um indivíduo em formação. Abraços!!